segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Designer do mês: Walter Gropius!

Em nosso primeiro post do ano de 2011, vou apresentar a vocês o arquiteto e designer Walter Gropius, que foi um dos mais notáveis arquitetos da chamada Arquitetura Moderna e o grande fundador da primeira metodologia e escola de design, a famosa Bauhaus.


Walter Gropius (18/05/1883 - 05/07/1969), filho e neto de arquitetos, nasceu em Berlim, na Alemanha. Estudou arquitetura em Munique e em Berlim  entre 1903 e 1907 e, após seus estudos, trabalhou durante dois anos como assistente de Peter Behrens, um dos arquitetos e designers mais influentes da Alemanha e um dos fundadores do Deustcher Werkbund

O Werkbund foi uma organização cultural alemâ fundada em 1907 por um conjunto de artistas e personalidades do meio industrial e produtivo, motivadas pela consciência da necessidade de criação de um novo repertório figurativo para os produtos industriais. Em outras palavras, buscava a colaboração da arte com a indústria, da busca de novas formas aos produtos mais simplificadas (abstratas), funcionais e tipificadas, sem ornamentos desnecessários e sua facilidade na produção em série.

Em 1910, Gropius estabeleceu sociedade de arquitetura com Adolf Meyer (1881-1929) e tornou-se membro do Werkbund. Os sócios constroem em 1911 sua primeira obra em estilo moderno, que é o projeto para a fábrica Fagus, em Alfeld. 



Primeira obra conhecida e em estilo moderno de Gropius e Meyer. A fábrica Fagus é considerada uma arquitetura funcional, com adoção de uma estética nova e voltada para a produção em massa.


 Sofá e cadeira com braços desenhadas em 1911, para o hall de entrada da fábrica Fagus. Estrutura de madeira ebanizada e assentos e costas estofados com tecido.


Em 1919, Gropius funde a Bauhaus, a primeira escola de desenho industrial moderno. Um dos princípios estabelecidos por esta escola desde sua fundação era "a forma segue a função", e a partir desta filosofia foi-se definindo um estilo próprio, no qual seus produtos eram extremamente funcionais, despidos de ornamentos e econômicos, cujos protótipos saiam de suas oficinas para a execução em série na indústria.

Em 1925 a escola muda para Dessau, ocupando um prédio desenhado por Walter. O arquiteto deixa a escola em 1928. Após ameaça do governo nazista contra as idéias da escola, em 1934 Gropius emigrou para a Grã-Bretanha, onde trabalhou em sociedade com o arquiteto E. Maxwell Fry (1899-1987). Enquanto esteve em Londres, trabalhou para a empresa de Jack Pritchard, a Isokon, onde foi nomeado chefe de design em 1936.

 
Edifício da Bauhaus em Dessau. Projeto de Gropius.





Produtos desenvolvidos por Walter Gropius na Bauhaus. Observe a estética inovadora e simplificadora dos produtos com relação à época em que foram criados.

Em 1937 emigrou para os Estados Unidos e tornou-se professor de arquitetura na Universidade de Harvard. Gropius morre em Boston aos 86 anos de idade.

"Os edifícios de Gropius refletem o mais puro estilo da Bauhaus, já que são construídos com materiais novos, que lhes conferem um aspecto moderno, desconhecido naquela época. Suas fachadas são lisas, de linhas claras e carecem de elementos ornamentais desnecessários."*

 Residência de Gropius, 1938, Lincoln, MA. As formas arquitetônicas são bem no estilo modernista, com uso de  formas simplificadas, cores claras e janelas em fita. Os interiores mantêm a linguagem da arquitetura, com móveis em formas simples e materiais inovadores, como o aço, o couro e a madeira emplacada e faz uso de ambientes integrados. Estas propostas arquitetônicas e dos interiores se mantêm até hoje.

Edifício MetLife, em Nova York, EUA. Concluído em 1963 por Gropius, possui 60 andares e está entre os 50 maiores arranhas-ceús dos EUA. Nele estão localizados os escritórios mais conceituados do mundo.

Até semana que vem!!!

*Fonte: http://pt.wikilingue.com/es/Walter_Gropius

3 comentários:

  1. Paula!

    Feliz 2011... que seja um excelente ano pra ti!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Post novo já!!!

    UHauehuaheuaheuahehae

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Por favor, não rebaixe Gropius à um Design. Ele foi um Design sim, porém muito mais que isto. Arquiteto, Engenheiro e visionário.
    O prédio em NY era, inicialmente, da PANAM. Depois de um tempo que esta empresa faliu, a Metlife comprou. Repare o Heliponto no topo do prédio. Na internet há imagens que comprovam isso.

    ResponderExcluir