segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Projeto Sala de Estar e Jantar_bairro Paquetá

Esta semana postarei aqui para vocês um projeto, que foi elaborado no final do ano passado, para uma cliente que tenho no bairro Paquetá, que desta vez me chamou para fazer a ambientação de sua Sala de Estar e Jantar. É um apartamento com cobertura que mora uma família de quatro pessoas, sendo o casal  e dois filhos adultos.

Eles me solicitaram uma sala que servisse de jantar e estar, mas que também funcionasse como um home theater, enquanto eles não reformam a cobertura que, futuramente, abrigará uma sala equipada com aparelhos de home.

Planta das salas com o layout proposto.
De acordo com o que foi solicitado e também com as dimensões e formato de sua sala, foi proposto a eles a distribuição dos mobiliários conforme ilustra no projeto de layout acima. Logo ao lado da porta de entrada do apartamento foi posicionada a mesa de jantar ,-que a cliente já possui- numa área estratégica pois fica bem em frente à cozinha - na qual a entrada é este vão à direita da parede curva - e libera mais espaço para a sala de estar.

A melhor posição para a colocação do móvel com o televisor foi na parede curva, pois possibilitou colocarmos  mais lugares de assentos em sua frente, além de favorecer a circulação no centro da sala e integrar-se melhor com a área de jantar. O uso de duas mesas de apoio laterais ao sofá também liberou o centro da sala para circulação, pois se trata de um ambiente relativamente pequeno. Um grande tapete felpudo tem a função de delimitar esta área de estar, além de trazer mais aconchego à mesma.


Como a cliente não queria rebaixar o teto, trabalhamos a iluminação de uma forma mais alternativa. No teto colocamos duas luminárias de sobrepor bem modernas e discretas nos pontos existentes. Um abajur de design foi colocado numa das mesas laterais, enquanto que na mesa de jantar trabalhamos com um painel de laca bege na parede - no qual passaremos as fiações - com uma luminária de parede articulada fixo ao mesmo, que servirá como um pendente.

Para a valorização da parede curva será realizado um painel de madeira freijó seguindo-a e com iluminação de LEDs embutida, proporcionando uma luz indireta. Imagine você assistindo a um filminho nesta sala com todas as luzes apagadas e apenas esta iluminação de penumbra acessa...

Para ampliar visualmente este ambiente, trabalhamos com móveis claros e formas mais limpas, que também permitem abusarmos mais nas cores dos adornos e são peças atemporais. As mesas de vidro trazem leveza ao espaço enquanto a poltrona estampada proporciona mais "vida" e se torna uma peça de destaque.

Optamos por um modelo de sofá retrátil para servir às duas funções da sala - estar e home theater - e escolhemos o linho para revestí-lo, um tecido mais nobre e leve. A parede atrás do sofá pintada em azul escuro acizentado contrasta com o sofá e cortina claros, valorizando-os e dando um toque de cor sofisticado ao espaço. 

Como equipamentos de home, utilizaremos um televisor de 42' embutido no painel e um equipamento da Philips que tem todas as funções em um só aparelho, eliminando um monte de equipamentos nesta sala que tem como função primordial o estar.

Bom, o pessoal ficou satisfeito com o projeto... e vocês? Espero que sim!!!
Até o nosso próximo encontro!!!


5 comentários:

  1. Paula

    o projeto ficou bem bacana. Espero que aproveitem bem e gostem do que foi feito.

    Não poderia ser melhor.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. que lindo!
    um dos projetos mais bonitos!
    arraza!

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bom!!
    uma dúvida: esse equipamento da Philips tem as caixas de som embutidas? se não, como elas ficariam no ambiente?
    bjo e mais uma vez parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Josi ou João!
    Este equipamento da Philips tem já DVD e caixas de som embutidas nele próprio. O som sai todo pela frente, mas ele tem um simulador de efeito surround, um som que é proporcionado pelas caixas traseiras de um home-theater.
    Por se tratar de uma sala provisória de home e sua principal função ser o estar e jantar, optamos por este equipamento pois ocupa menos espaço, deixando a sala mais limpa.
    Quando fizermos a sala da cobertura, aí criaremos um home mais bem elaborado, com todos os equipamentos e caixas posicionados corretamente. Mas mesmo assim, este equipamento do Philips não deixa a desejar, pois o som é de muita boa qualidade! =)

    ResponderExcluir