terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como Ampliar Pequenos Espaços!

Bom, pessoal, continuando o assunto do post anterior sobre como alterar as sensações nos ambientes, nesta semana darei algumas dicas de como ampliar visualmente pequenos espaços internos. Estas dicas são bem interessantes, uma vez que a maioria das pessoas têm dificuldade em como aproveitar corretamente estes espaços e também por estarmos em uma época em que os apartamentos estão ficando cada vez menores.

A primeira dica - que não precisa de nenhum recurso finaceiro, apenas de sua persistência - é manter o ambiente bem organizado, sem bagunças e coisas fora de lugar! A sensação de limpeza e de pouca informação visual sempre são capazes de ampliarem visualmente um espaço!

A segunda dica é pintar as paredes deste locais com cores mais claras e uniformes, que proporcionam amplitude visual e sensação de maior profundidade ao espaço, além de trazerem mais claridade. Quando houverem cortinas, escolher modelos com cores iguais ou próximas às paredes, para se "misturarem" visualmente àquelas e dar uma continuidade visual. Se for colocar quadros, estes deverão ter molduras mais delicadas e de cores também próximas às paredes, para não dar a sensação de muito peso.

Os pisos também poderão ser claros, com placas maiores e deve-se utilizar o mesmo piso nos ambientes de um mesmo setor ou até mesmo em toda a residência. Uniformizar os pisos dá uma continuidade visual, ampliando os espaços.

A iluminação deverá ser bem planejada, sendo mais uniforme, sem sombras, promovendo a claridade de cantos e paredes para gerar sensação de profundidade.

Ambiente organizado, com paredes claras e cortinas leves da mesma cor, móveis claros, tapete e quadros discretos e uma iluminação uniforme ampliam visualmente este espaço, além de torná-lo refrescante.
A utilização de um mesmo piso em toda a residência proporcionam a sensação de ampliar o espaço, por lhe dar continuidade visual.
Dê preferência a móveis mais claros - apenas alguns detalhes poderão ser mais escuros - e com um design mais "clean", sem muitos detalhes. Quanto menos divisões em sofás e estantes melhor. O uso de vidros e espelhos nos mobiliários e revestimentos também são sempre bem-vindos! O vidro é bem leve e proporciona sensação de profundidade devido à sua transparência, enquanto o espelho garante maior profundidade e claridade ao espaço devido à suas reflexões.

Uma dica para aproveitar o espaço, é utilizá-lo verticalmente, realizando estantes, prateleiras e armários altos, com pouca profundidade e, claro, com cores claras e formas discretas. Outra dica é usar móveis versáteis e multiuso para diminuir a quantidade de peças no espaço.

Sala de estar com cores claras nas paredes e mobiliários além de tornar o espaço mais leve também o ampliam visualmente por fugir do excesso de informação.
O uso de espelhos ampliam a sensação de profundidade do espaço, além de garantir maior luminosidade.
Dê preferência a estampas mais delicadas e com padrões menores. Estampas muito grandes se tornam agressivas, além de causarem uma confusão visual e excesso de informação.

Estampas mais delicadas e suaves não "poluem" visualmente o espaço.
Por fim, a elaboração de um layout correto, com a utilização de móveis com dimensões apropriadas ao espaço e deixando áreas de circulação, além de garantirem a funcionalidade ao espaço, proporcionam um equilíbrio visual ao mesmo.

Estas são apenas algumas dicas para quem pretende ampliar visualmente sua residência ou estabelecimento comercial. Obviamente, dependendo do que se pretende transmitir naquele local e em algumas propostas mais conceituais o uso de cores mais fortes, mobiliários mais elaborados, iluminação trabalhada com penumbras e estampas mais chamativas poderão gerar propostas bastantes interessantes e diferenciadas. Para isto, é necessário um bom senso estético de composição e seguir fielmente sua proposta!

Gostaram das dicas?!
Um grande abraço a todos e nos vemos no próximo post!

Um comentário: