segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Aprendendo a criar novas sensações nos ambientes!!!

Olá, pessoal, como anda 2011??

Hoje vamos falar sobre algumas táticas no uso das cores em espaços internos para diminuir, aumentar ou alterar certas sensações que se tem nos mesmos. Elas são bastantes interessantes:


1. Diminuindo ou aumentando o pé-direito (altura dos ambientes)

Para "elevar" o teto em um espaço, ou seja, para que o mesmo pareça mais alto, basta aplicarmos cores mais escuras nas paredes e mais claro no teto, de preferência a cor branca, que também ajuda a trazer mais luminosidade ao ambiente. Já, se nossa intenção é rebaixar o teto, faremos o inverso, aplicando cores mais claras nas paredes e no teto uma cor mais escura ou lambris de madeira.

Sensação de maior pé-direito com tetos claros e paredes mais escuras.
Sensação de teto mais rebaixado com cores escuras e paredes mais claras.

2. Alongar ou encurtar os ambientes
Para encurtar um ambiente aplique tons escuros nas paredes menores. Por exemplo, se tivermos em um corredor, pintaríamos as paredes laterais (que são compridas) de um tom claro e as paredes do início e final do corredor em tom mais escuro. Se quisermos alongar um espaço, o ideal é aplicarmos cores mais escuras em duas paredes opostas. Esta última técnica é ideal para espaços quadrados.

Ambiente encurtado devido à coloração mais escura da parede.
Ambiente com planta quadrada alongado devido as paredes opostas serem pintadas na cor escura.

3. Ampliar ou reduzir ambientes

O uso de cores frias em um espaço, como o azul, violeta e verde passam a sensação do ambiente se tornar mais amplo. São cores mais tranquilizantes e que  "refrescam" o espaço. As cores quentes, como o vermelho, amarelo e laranja, tornam o espaço visualmente menor. Além disso, são cores estimulantes e mais alegres.


4. Disfarçando ou valorizando objetos

Quando temos a intenção de disfarçar objetos em um espaço, basta pintarmos a parede com cores próximas do mesmo. Já quando a intenção é destacar um mobiliário ou adorno, devemos pintar a parede com cores contrastantes com aqueles. Mas cuidado para não fazer um "carnaval" na sua composição: deve-se ter um bom senso na escolha destas cores!


Móveis, paredes e adornos em um mesmo tom.
Contraste entre móveis, adornos e paredes.


E aí, gostaram das dicas??
Semana que vem tem mais post bacana!!!

Um grande abraço a todos!

2 comentários:

  1. Gostei mto das dicas!

    Espero ansiosamente por semana que vem!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bem bolado, bem bolado! =) Tá ótimo!

    ResponderExcluir