terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Designer do mês: Eero Saarinen!

Olá, pessoal!!!

Primeiramente, gostaria de me desculpar por não ter postado ontem nossa matéria sobre o designer do mês, vocês sabem como é este final de ano... Bom, mas não pensem que esqueci de vocês, vamos lá para a nossa primeira matéria de dezembro, que será sobre o designer Eero Saarinen.



Eero Saarinen (1910-1940) foi filho do famoso arquiteto e primeiro presidente da Cranbook Academy of Art, Eliel Saarinen. Nascido na Finlândia em Helsinki, emigrou com sua família para os Estados Unidos em 1923. Inicialmente estudou escultura em Paris, depois se formou em Arquitetura pela Universidade de Yale em 1934. Recebeu uma bolsa para estudar na Europa e, após seu retorno, passou a lecionar na Cranbook Academy of Art. 

Como arquiteto, trabalhou com seu pai em seu escritório de arquitetura antes do mesmo falecer, em 1950. Como designer, em 1937 iniciou uma parceria com Charles Eames (sobre o qual escrevi no mês de setembro), desenvolvendo móveis vanguardistas com tecnologia inovadora para o ramo do mobiliário, tendo vários que foram premiados pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).


Saarinen desenhou vários móveis para a Knoll International (uma empresa internacional de mobiliários de design) com grande sucesso. Recebeu diversos prêmios por suas criações, como a linha Tulip, um ícone do design. Hoje é considerado um dos mestres da arquitetura americana do século 20.

"Expoente de um estilo simples, funcional e democrático, Eero criou um padrão considerado até hoje paradigmático, muito reproduzido na contemporaneidade. [As formas retas] usadas em demasia na arquitetura moderna (...) são substituídas por formas curvilíneas na obra de Saarinen, o que o classifica em tempos atuais como futurista, além de seu tempo."*




Aeroporto Internacional John F. Kennedy, N.Y, 1962. Perspectiva com vista geral e foto. Projeto de Eero.


Edifício da quadra de hóquei , Universidade de Yale.




Organic Chair, 1940. Esta cadeira foi desenvolvida por Eero em parceria com o designer Charles Eames. Foi desenvolvida para a famosa competição da época "Organic Design in Home Furnishing", realizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

A Womb Chair (1947) tem o assento de fibra de vidro moldada com estofamento a tecido e preenchimento com espuma de látex. De proporções generosas e forma orgânica, esta cadeira extremamente  confortável ficou conhecida como "Womb", que significa útero / ventre.

DAF Chair, 1951, vem de uma série de cadeiras elaboradas para escritórios, feitas de poliéster reforçado com fibra de vidro, com assento contraplacado e moldado. Criada por Eero, tendo como grande influência da Organic Chair, elaborada em conjunto com Eames.


A coleção Tulip (1955) é uma das mais famosas e conhecidas deste designer. É composta pelas cadeiras com ou sem braços e a mesa oval ou redonda. Sua criação foi graças à tecnologia da fibra de vidro desenvolvida na época, que permitiu o designer criar peças moldadas com um pedestal, eliminando, assim, a "confusão dos pés" nos interiores domésticos.

 Até semana que vem!!!

*Fonte citação: http://voxelshow.com.br/index.php/site/view/eero_saarinen_e_as_curvas_da_vanguarda/

4 comentários:

  1. Muito bom, como sempree!!!!
    beijos!
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, baby... eu quero uma mesa tulip com tampo de mármore preto. Me dá?

    ResponderExcluir
  3. Lindo tópico e bastante interessante.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom seu Blog me ajudou muito nas minhas pesquisas, continue assim ...Beijos Tamara Costa

    ResponderExcluir