segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Casa Folha!

Olá, pessoal!!!

Bom, hoje irei postar para vocês um projeto mais que interessante no blog! Falaremos sobre a Casa Folha, projetada pelo escritório Mareines e Patalano Arquitetura que, em 2007, foi eleito pela revista Architectural Digest Magazine como um dos 100 melhores projetos arquitetônicos deste ano. Esta maravilha está localizada na praia de Angra dos Reis, R.J.






Este projeto buscou inspiração nas arquiteturas indígenas, que é própria para climas quentes e úmidos. A cobertura funciona como uma grande folha que protege do sol todos os cômodos da casa, assim como os espaços livres entre eles. Os amplos salões permitem que o ar circule formando pequenas correntes e refresque melhor o ambiente. 

"Nós entendemos a casa de praia como um meio de melhorar e tornar mais agradável a interação do homem com a natureza. Nunca separá-los totalmente. Não há corredores. Há muita transparência e integração entre dentro e fora, quase uma fusão entre eles."*








Toda a estrutura da cobertura foi feita em madeira laminada de Eucalipto (espécie plantada para reflorestamento e renovável) e a água da chuva é recolhida para o uso. São aittudes sustentáveis que condizem com a proposta do projeto.






 

Reparem como os interiores mantêm a mesma linguagem conceitual que a proposta arquitetônica. Todos os materiais de acabamento são naturais, como a madeira natural, a ardósia e as tramas de bambu, com exceção do vidro e o cobre platinado. O vidro foi utilizado de forma a permitir a comunicação da casa com o entorno, além de trazer luminosidade aos espaços internos.

"O uso destes materiais naturais, do vidro e do cobre platinado (...) e a estética orgânica rica em detalhes com diferentes ritmos e texturas, provocou um fato interessante: a sensação de que a casa, nova em folha, parecer estar ali desde sempre, em grande harmonia com a natureza exuberante de Angra. A sensação de pertencer ao lugar"*

E aí, o que acharam deste projeto? Coisa de outro mundo, rs?!  Eu fiquei deslumbrada!!! O prêmio recebido foi mais que merecido!!!

Vou ficando por aqui... Aguardo sua visita na semana que vem!!!



*Fonte citação: http://arquitetandonanet.blogspot.com/2009/03/um-dos-melhores-projetos-do-ano-de-2007.html

** Fotos: Leonardo Finotti

5 comentários:

  1. merecido mesmo! muito bom o projeto, e principalmente por levar em conta a sustentabilidade, tão importante na atualidade.

    ResponderExcluir
  2. Que linda casa!!! Projeto fantástico, idéia mais ainda!! Parabéns pela escolha do post!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Quanto bom gosto!!! A casa é linda!!!
    Um luxo só!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Linda casa e um ótimo post novamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou de uma agência de moda do Sul e gostaríamos de fotografar uma campanha de moda nesta casa, no pier mais especificamente. Com quem posso fazer contato? a modelo virá de NY - Guisela Rhein e a marca é www.gatabakana.com.br.
    Aguardo retorno, se possível.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir