segunda-feira, 4 de julho de 2011

Designer do mês: Guto Índio da Costa!!!!

Olá, pessoal!!!

Seguindo com a nossa primeira matéria do mês, este mês de julho nosso designer homenageado é um brasileiro, Guto Índio da Costa! Admiro muito este designer, que entende muito bem o que é o design e que se preocupa com todas as fases da elaboração de um produto (técnica, estética, uso, processo de fabricação, o descarte das matérias, etc). 


Luis Augusto de Siqueira Índo da Costa nasceu no Rio de Janeiro em 1969 e graduou-se em Design de Produtos em 1993 no Art Center College of Design da Europa, após ter feito intercâmbio no mesmo Centro de Artes dos Estados Unidos e ter iniciado seus estudos na Faculdade da Cidade no Rio de Janeiro em 1987.

Sua vida profissional começou em 1992, com estágios nos escritórios Bértrand Barré Design, em Paris e Jacob Jensen Design, na Dinamarca. Já em 1994, como designer industrial, colaborou com a NCS Design Rio - dos sócios Ângela Carvalho e Alexander Neumeister, designers de grande importância no mercado contemporâneo; e na Neumeister Design em Munique até 1995, quando abriu seu próprio escritório, a Índio da Costa Arquitetura e Design. Desde então vem marcando presença no cenário do design, seja participando dos eventos direcionados ou mesmo recebendo premiações e referências.

Escritório Índio da Costa Arquitetura e Design.
A Índio da Costa Arquitetura e Design desenvolve produtos para marcas como a GE-DAKO, Arno, Pial Legrand, Itautec, Spirit, JC Decaux, Alladin, 3M, Springer entre outras. Um de seus projetos mais conhecidos é o ventilador Spirit, criado a pedido de uma empresa que fabricava vídeocassete e desejava diversificar sua linha de produtos. Este ventilador foi inovador em sua forma com apenas duas abas, mantendo a mesma potência de modelos antigos.

Ventilador Spirit.

Outra obra bem conhecida deste designer é a linha de garrafa térmica Futura da marca Alladin, desenvolvida para atingir um público de menor renda, onde toda a economia na produção foi pensada: tirou-se o braço da garrafa e criou-se uma forma econômica, mas com um visual bem moderno. O sucesso desta garrafa foi tanta que, hoje em dia, é consumida tanto pela classe de renda baixa quanto alta, matendo o mesmo preço ao consumidor. O designer também desenha linha de fogões para a DAKO, voltada à classe baixa a média, dotando os produtos de um visual mais atrativo e moderno.
Garrafa térmica Alladin.

 
Móveis da linha Carrapixxxo, desenvolvida por Guto Índio da Costa.

Vale a pena conhecer um pouco mais deste brilhante designer. Deixo aqui a vocês dois vídeos: um que mostra a definição de design por Guto e o outro que mostra o preocesso de criação do ventilador Spirit (interessantíssimo!!!)



Até a próxima semana!!!



2 comentários:

  1. Nossa! Achei muito bom!

    Posta mais sobre os Designers brasileiros.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ola Guto.
    Por que nao alimentar os novos pontos de onibus em Sao Paulo com energia solar? Temos a tecnologia adequada.
    amilsantos@gmail.com

    ResponderExcluir