segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pisos de madeira

Olá, pessoal, tudo bom? E o feriado?! Bom demais da conta, não é?! 

Pois é, vamos aproveitar hoje para falar um pouco sobre pisos de madeira natural - que eu, particularmente, acho os mais charmosos de todos. Além de trazerem aconchego aos ambientes, são muito versáteis, pois vão bem com qualquer estilo de decoração. Possuem uma beleza natural, na qual cada peça apresentará sua tonalidade e o desenho de seus veios. 

Atualmente, estão sendo muito utilizados os pisos de tábuas de madeira de demolição. São provenientes de nobres madeiras usadas em assoalhos e nas estruturas de antigas fazendas - a maioria de Minas Gerais e São Paulo - que são recuperadas e colocadas à venda. Além da beleza rústica ou da possibilidade ecológica de reutilização do material, sua principal vantagem é a cura natural da madeira, que garante que ela não sofra dilatação ou retração com variações climáticas e não atraia cupins. Resistentes, as peças de demolição podem virar assoalhos ou deques para áreas externas.


Cera e verniz acetinado poliuretânico ou à base de água são os acabamentos mais comuns em madeiras de demolição, pois protegem sem tirar a rusticidade. No dia-a-dia, use vassoura de pelo e pano úmido.

Outro piso - que eu adoro - são os tacos. Derivados dos assoalhos, os tacos possuem diversos formatos, que permitem paginações desenhadas e até coloridas, com base na mistura das madeiras. É a opção dos pisos de madeira mais barata. Por ser composto de muitas peças, tende a apresentar problemas de descolamento; porém a troca é fácil, assim como a manutenção. Disponíveis nos modelos tacão, taco palito e lanhetos.



Tipos de paginação dos pisos em taco.


Já os assoalhos, também conhecidos como tábua corrida, consistem em réguas de madeira maciça com tamanho, espessura e largura disponíveis em diversas medidas. Se instalados no sentido longitudinal do ambiente, dão a sensação de maior amplitude no mesmo. As madeiras mais indicadas por sua dureza são o ipê, cumaru, sucupira e jatobá. 


Pisos em assoalhos.

Por fim, temos o deck. Os vãos para escoamento de líquidos, a elevação para evitar contato com o solo e o acabamento com óleos hidratantes ou vernizes navais com silicone diferenciam-no dos outros pisos de madeira, sendo bastante utilizado em áreas externas. Atualmente, temos várias opções deste piso no mercado, como o convencional e os modulares, que possuem vários tipos de placas e desenhos. As madeiras mais indicadas são a peroba, jatobá, cumaru e ipê.

Por ser um material suscetível à umidade e ao calor, as madeiras podem ressecar ou absorver água, mesmo tratadas. Por isso é recomendável providenciar uma manutenção a cada semestre e, em caso de casas de praia, uma reparação profunda anualmente.


Pisos de deck convencional e modulado.


Bom, vou ficando por aqui para aproveitar meu restinho de feriado... Espero que tenham gostado do post! Até semana que vem!!!

*Este post usou a matéria "As Leis da Madeira" (pág. 156-162) da revista Casa Cláudia de Novembro 2011.


Um comentário:

  1. Uma observação que considero relevante é o cuidado na indicação dos pisos de madeira de demolição.Recentemente noticia-se sérios transtornos no que tange a demolição das casas e fazendas antigas para retirada desse piso cada vez mais escasso.Prefiro o uso consciente do piso vinílico padrão madeira demolição, pois me dá a sensação de conservação e utilização racional de um recurso ecointeligente.
    Tbm gosto mto de pisos amadeirados. São de fato muito charmosos na decoração.

    ResponderExcluir