segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Designers do mês: Irmãos Campana!

Irmãos Campana. Humberto à esquerda e Fernando à direita.
Humberto Campana, nascido em 17 de março de 1953 em Rio Claro, SP. Bacharelado em Direito pela Universidade de São Paulo. Fernando Campana, nascido em 19 de maio de 1961, em Brotas, SP. Bacharelado em Arquitetura pela faculdade de Belas Artes de São Paulo. Os dois já foram professores do curso de Desenho Industrial da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do MUBE (Museu Brasileiro de Escultura) em São Paulo.

Os irmãos Campana, como são conhecidos, são uns dos maiores designers de nossa época, dotados de um portifólio de trabalhos com um alto grau de criatividade e inovação. Estes irmãos são bastantes reconhecidos pelo mundo a fora (bem mais que no próprio Brasil); foram os primeiros brasileiros a ter obras expostas no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) e possuem vários trabalhos que são fabricados e comercializados por grandes empresas internacionais.

O grande diferencial de seus trabalhos é a forma como são concebidos: "Enquanto o design internacional caminhava para a industrialização, Fernando e Humberto seguiram noutra vertente, resgatando as mãos dos artesãos, tecendo novas e exuberantes superfícies e dando outro rumo à expressão contemporânea chamada design." (1). As referências que inspiram suas criações são tiradas de itens do cotidiano popular e utilizam de materiais diversificados para concretizá-las, sem deixarem se influenciar por paradigmas, materiais convencionais ou aspectos comerciais. "Esse ir e vir constante traz como resultado uma obra de matriz brasileira e expressão universal."(1)

 
Cadeira favela (1991). Madeira. Produzida por Edra, Itália. Inspirada nas favelas de São Paulo e usando sarrafos de madeira encontradas nas ruas, os irmãos Campana criaram um móvel único, intrinsicamente construído.

Poltrona Vermelha (1993-1998). Corda e aço inoxidável. Produzida por Edra, Itália. Nascida de um rolo de cordas comprado na feira, a cadeira Vermelha foi a responsável pela projeção internacional de Fernando e Humberto Campana e marcou o início da produção industrial de suas peças. A forma como a corda é enrolada à estrutura metálica foi filmada e enviada para a confecção na Itália.
Mesa Tatto (1999). Aço inoxidável e ralos de PVC. Produzida por Estúdio Campana, Brasil. O ralo, item negligenciado do nosso dia-a-dia, ganha novas dimensões na mesa Tatoo. Ele chamou a atenção dos irmãos Campana por causa do seu padrão. Colocados lado a lado, os ralos parecem um mosaico que filtra a luz "tatuando" um tapete no chão.
Cadeira Anêmona (2001). Mangueira de PVC, aço inoxidável. Produzida por Edra, Itália. Metros de mangueira de PVC amarradas a uma estrutura metálica criam uma cadeira muito confortável. Essa cadeira nasceu da busca de solução para o uso de materiais do dia-a-dia no design.

Poltrona Multidão (2002). Ferro e bonecas de pano. Produzida por Estúdio Campana, Brasil. Para confeccionar esta cadeira, os irmãos Campana foram até a tradicional fábrica nordestina e trouxeram para São paulo as bonecas, que retratam a migração do Nordeste para o Sudeste. Mais de 15 milhões de pessoas vivem em São Paulo hoje.
Sofá Boa (2002). Veludo e Espuma de poliuretano. Produzido por Edra, Italia. Feito com mais de 90 metros de veludo estofado que se enrosca nele mesmo como uma jibóia, acomoda confortavelmente várias pessoas.
Poltrona Corallo (2003). Aço inoxidável. Produzida por Edra, Itália. A forma irregular é moldada com as mãos, para lembrar os recifes de coral da costa brasileira. Os Campana definem a Corallo como um rabisco em 3D.

Além de todas estas grandes "obras de arte" nos mobiliários, os Campanas, desde 2007, firmam parcerias com a marca de sandálias Melissa (Grendene), criando modelos bastante diferenciados a cada coleção, algumas baseadas em suas cadeiras. Fizeram, também, uma coleção exclusiva de camisas para a Lacoste e a coleção de jóias Campana para a H. Stern.

Melissa Zig-Zag, coleção de verão.
Melissa Corallo, coleção Love Pirates.
Melissa Favela, coleção Love Pirates.

Melissa Costela-de-Adão, que será lançada na nova coleção Amazonista.


Linha de jóias Campana feita para a marca H. Stern.

Camisas de linha exclusiva feitas para a marca Lacoste.   









Bacana demais o trabalho destes irmãos, não é?! Se quiserem conferir mais projetos e informações é só acessar o site dos dois: www.campanas.com.br, de onde tirei as legendas que descrevem cada projeto apresentado no blog.

Aguardo a visita de vocês aqui na semana que vem!
Um grande abraço!

Referências:
(1) http://www.zonad.com.br/zonad/noticia.aspx?Node=458



4 comentários:

  1. Amo esses caras, sou literalmente apaixonada pela criatividade, bom gosto e simplicidade com total sofisticação.

    TD

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de comprar um anel da coleção joia feita com exclusividade Hstern

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de comprar esse anel de aço q abre e fecha entrar em contato comigo 81- 996000000 carlos

    ResponderExcluir