segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ano novo, casa renovada!!!

Olá, meus amigos, como foram as comemorações de Natal? 

Passada esta semana agitada, entramos para mais uma semana de comemorações, preparando-nos para a chegada no novo ano que virá!! Para que o ano novo entre cheio de prosperidade a cada um, não basta apenas fazermos rituais (pular as 7 ondinhas?!) e superstições (vestir branco? amarelo? vermelho??). Para que a renovação seja completa, o nosso lar também merece um pouco de atenção  nesta virada de ano, pois segundo os seguidores do feng shui e os budistas as energias que encontramos em nossas residências afetam as energias que estão dentro de nós e vice-versa. 


A primeira dica é livrar-se da bagunça e de objetos fora de uso. Fazer aquela arrumação de todo ano! Móveis, roupas e utensílios parados acumulam pontos de energia estagnados. Assim, examine armários, prateleiras, gavetas e estantes, mantendo com você somente o que for útil e em perfeito funcionamento. Objetos em perfeito estado, mas pouco utilizados, também podem ser doados. Aproveite este clima para despedir-se também de mágoas e rancores!


A segunda etapa é fazer uma boa faxina em todo o imóvel na véspera de ano novo! Nada melhor de que um ambiente limpo e organizado para receber as boas e novas energias!


A terceira e última dica é mimar a casa! Mudar alguns adornos; trocar alguns quadros de lugar; pintar as paredes com outras cores; espalhar alguns arranjos de flores pela casa etc... Renovar a sua residência que pode ser com algumas mudanças sutis como estas. 

Se você decidir trocar as cores das paredes ou dos acessórios predominantes, aqui vai uma lista com os significados de cada uma. Qual você irá escolher?

Vermelho: Paixão, felicidade, abundância, fama, realização, sorte, prazer. Indicado para entradas e ambientes amplos. Intensa, esta cor é desaconselhável para quartos, salas pequenas e onde vivam pessoas depressivas;

Laranja: Traz vigor, entusiasmo, felicidade e fica bem em salas de convívio e cozinhas, pois estimula o apetite;

Azul: Seja qual for o tom, essa é a cor da tranquilidade, que misturada com vermelho, resulta no lilás, ótimo para salas de meditação. Os azuis-suaves estão em sintonia com a energia do quarto. E no banheiro valém em tons escuros, associados à água;

Verde: A cor mais equilibrada do prisma evoca tranqulidade, frescor, esperança, renovação e saúde. Vai bem em salas, quarto, banheiro, ateliê e escritório;

Amarelo: Energética, a cor representa realeza, domínio dos pensamentos e das emoções, paciência, sabedoria, tolerância, lealdade. É indicada para locais com iluminação insuficiente, como hall de entrada e no escritório, pois favorece a concentração;

Rosa: Amor, romantismo, encontro, alegria, pureza e jovialidade são atributos dessa cor. Ideal para quarto, salas de refeição e ambientes de convívio.

Estas são algumas dicas simples para renovar seu lar e atrair as boas energias para este ano de 2011! Espero que tenham gostado!!!

Desejo a todos vocês uma ótima passagem de ano e que 2011 traga grandes realizações, oportunidades e experiências a cada um! Muita prosperidade, paz, amor, saúde, dinheiro, trabalho, descanso.... Muito obrigada pela pela sua visita e companhia em 2010, que estejamos ainda juntos neste ano que vem!!!

Um grande abraço a todos!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mesas de Natal!!!

Bom pessoal, chegando pertiiinho do natal, hein?! O post de hoje não podia deixar de escapar deste clima natalino! Vou mostrar várias decorações de mesas para o natal para você se inspirar!!!

Para quem gosta do estilo mais convencional, da famosa dupla do vermelho com dourado, que tal estas opções?


 E a decoração branca e dourada? Fica muito elegante!

 
 


Além de opções modernas, esta dupla branco com dourado é bastante presente em decorações mais clássicas e românticas...
 
 
 


Há pessoas que prefiram usar outras cores, sem sair do estilo natalino. Fica muito interessante e inusitado!



E outros mais contemporâneos, em uma linguagem mais "clean"...

 

E por fim um estilo rústico, para quem vai passar o natal com a família numa casa de campo.... huumm, que delícia!!!


Bom, espero que tenham gostado das propostas e achado um estilo que combine mais com você e sua família!!!

No mais, desejo a todos um Feliz Natal e muita prosperidade!!! Boas Festas!!!
Aguardo vocês na semana que vem, no nosso úlimo post de 2010!!!



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Casa Folha!

Olá, pessoal!!!

Bom, hoje irei postar para vocês um projeto mais que interessante no blog! Falaremos sobre a Casa Folha, projetada pelo escritório Mareines e Patalano Arquitetura que, em 2007, foi eleito pela revista Architectural Digest Magazine como um dos 100 melhores projetos arquitetônicos deste ano. Esta maravilha está localizada na praia de Angra dos Reis, R.J.






Este projeto buscou inspiração nas arquiteturas indígenas, que é própria para climas quentes e úmidos. A cobertura funciona como uma grande folha que protege do sol todos os cômodos da casa, assim como os espaços livres entre eles. Os amplos salões permitem que o ar circule formando pequenas correntes e refresque melhor o ambiente. 

"Nós entendemos a casa de praia como um meio de melhorar e tornar mais agradável a interação do homem com a natureza. Nunca separá-los totalmente. Não há corredores. Há muita transparência e integração entre dentro e fora, quase uma fusão entre eles."*








Toda a estrutura da cobertura foi feita em madeira laminada de Eucalipto (espécie plantada para reflorestamento e renovável) e a água da chuva é recolhida para o uso. São aittudes sustentáveis que condizem com a proposta do projeto.






 

Reparem como os interiores mantêm a mesma linguagem conceitual que a proposta arquitetônica. Todos os materiais de acabamento são naturais, como a madeira natural, a ardósia e as tramas de bambu, com exceção do vidro e o cobre platinado. O vidro foi utilizado de forma a permitir a comunicação da casa com o entorno, além de trazer luminosidade aos espaços internos.

"O uso destes materiais naturais, do vidro e do cobre platinado (...) e a estética orgânica rica em detalhes com diferentes ritmos e texturas, provocou um fato interessante: a sensação de que a casa, nova em folha, parecer estar ali desde sempre, em grande harmonia com a natureza exuberante de Angra. A sensação de pertencer ao lugar"*

E aí, o que acharam deste projeto? Coisa de outro mundo, rs?!  Eu fiquei deslumbrada!!! O prêmio recebido foi mais que merecido!!!

Vou ficando por aqui... Aguardo sua visita na semana que vem!!!



*Fonte citação: http://arquitetandonanet.blogspot.com/2009/03/um-dos-melhores-projetos-do-ano-de-2007.html

** Fotos: Leonardo Finotti

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Designer do mês: Eero Saarinen!

Olá, pessoal!!!

Primeiramente, gostaria de me desculpar por não ter postado ontem nossa matéria sobre o designer do mês, vocês sabem como é este final de ano... Bom, mas não pensem que esqueci de vocês, vamos lá para a nossa primeira matéria de dezembro, que será sobre o designer Eero Saarinen.



Eero Saarinen (1910-1940) foi filho do famoso arquiteto e primeiro presidente da Cranbook Academy of Art, Eliel Saarinen. Nascido na Finlândia em Helsinki, emigrou com sua família para os Estados Unidos em 1923. Inicialmente estudou escultura em Paris, depois se formou em Arquitetura pela Universidade de Yale em 1934. Recebeu uma bolsa para estudar na Europa e, após seu retorno, passou a lecionar na Cranbook Academy of Art. 

Como arquiteto, trabalhou com seu pai em seu escritório de arquitetura antes do mesmo falecer, em 1950. Como designer, em 1937 iniciou uma parceria com Charles Eames (sobre o qual escrevi no mês de setembro), desenvolvendo móveis vanguardistas com tecnologia inovadora para o ramo do mobiliário, tendo vários que foram premiados pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).


Saarinen desenhou vários móveis para a Knoll International (uma empresa internacional de mobiliários de design) com grande sucesso. Recebeu diversos prêmios por suas criações, como a linha Tulip, um ícone do design. Hoje é considerado um dos mestres da arquitetura americana do século 20.

"Expoente de um estilo simples, funcional e democrático, Eero criou um padrão considerado até hoje paradigmático, muito reproduzido na contemporaneidade. [As formas retas] usadas em demasia na arquitetura moderna (...) são substituídas por formas curvilíneas na obra de Saarinen, o que o classifica em tempos atuais como futurista, além de seu tempo."*




Aeroporto Internacional John F. Kennedy, N.Y, 1962. Perspectiva com vista geral e foto. Projeto de Eero.


Edifício da quadra de hóquei , Universidade de Yale.




Organic Chair, 1940. Esta cadeira foi desenvolvida por Eero em parceria com o designer Charles Eames. Foi desenvolvida para a famosa competição da época "Organic Design in Home Furnishing", realizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

A Womb Chair (1947) tem o assento de fibra de vidro moldada com estofamento a tecido e preenchimento com espuma de látex. De proporções generosas e forma orgânica, esta cadeira extremamente  confortável ficou conhecida como "Womb", que significa útero / ventre.

DAF Chair, 1951, vem de uma série de cadeiras elaboradas para escritórios, feitas de poliéster reforçado com fibra de vidro, com assento contraplacado e moldado. Criada por Eero, tendo como grande influência da Organic Chair, elaborada em conjunto com Eames.


A coleção Tulip (1955) é uma das mais famosas e conhecidas deste designer. É composta pelas cadeiras com ou sem braços e a mesa oval ou redonda. Sua criação foi graças à tecnologia da fibra de vidro desenvolvida na época, que permitiu o designer criar peças moldadas com um pedestal, eliminando, assim, a "confusão dos pés" nos interiores domésticos.

 Até semana que vem!!!

*Fonte citação: http://voxelshow.com.br/index.php/site/view/eero_saarinen_e_as_curvas_da_vanguarda/