Olá, pessoal! Como têm passado??
Bom, primeiramente, gostaria de explicar minha ausência aqui no blog na semana passada: me dei uma semana de férias!!! Rsss... Bom, mas hoje o post está com bastantes informações para compensar!!! Vou postar a vocês umas perguntas da matéria que saiu na Casa Cláudia - edição de julho - sobre cortinas!
1. Qual o tipo de cortina mais indicado para ambientes pequenos?
O modelo romano é o mais indicado porque ocupa pouco espaço, movendo-se rente à parede e não criando volume próximo ao chão.
Cortina Romana |
2. Em que estágio da decoração deve entrar a cortina? Antes ou depois dos móveis e pintura?
A cortina deve ser um dos últimos itens a entrar na casa, mas o ideal é planejá-la com antecedência, já definindo sua cor e modelo, pensado na composição com os outros elementos do espaço.
3. A cortina precisa chegar até o chão ou pode só cobrir a janela?
A cortina indo até o chão torna o ambiente mais elegante, além de contribuir para alongar o pé-direito visualmente. No entanto, se tiver um móvel abaixo da janela, pode-se cobrir apenas a abertura da janela. Outra dica é que as peças tenham folga de tecido de 10 a 20cm nas laterais para evitar vazamento de luz.
Cortina até o chão. |
Cortina até o móvel. |
4. Posso usar cor na cortina?
Pode, desde que haja bom senso. Se o ambiente já estiver carregado de cores e informações, o ideal é apostar em uma cortina mais neutra. Caso o contrário, pode-se trabalhar com cortinas coloridas ou estampadas, quando o espaço em si for mais monocromático.
Mistura de cortina com estampas neutras. |
Cortina estampada em ambiente com cores neutras. |
5. Quantos centímetros acima da janela devo instalar o varão?
Em geral, recomenda-se instalar o varão na metade da parede entre a janela e o teto. Se o pé-direito for menor que 2,60m, no entanto, a sugestão é posicionar o bastão mais próximo do teto, que alongará a parede, dando a sensação de o ambiente ser mais alto.
Cortinas com varão. |
6. Existe blecaure que fique bonito no quarto?
Sim, pois hoje em dia existem modelos de blecautes que funcionam como cortinas, devido à sua composição e textura, não mais emborrachada. Alguns modelos aparentam ser de algodão. Eles bloqueiam de 70 a 100% dos raios e não devem ser lavados em máquina para não romper os fios.
7. A barra da cortina deve arrastar ou ficar rente ao chão?
Isso é uma questão de gosto, embora os especialistas concordem que as cortinas ganham em elegância quando arrastam no chão. Quando rentes ao piso corre-se o risco de mostrar algum desnível da superfície. A arquiteta Adriana Penteado indica deixar sobras de 1 a 2cm. Quanto ao tamanho, as barras podem variar de 10 a 50cm. Vale lembrar que as barras duplas garantem um melhor caimento ao conferir mais peso às cortinas.
Cortina com barra dupla arrastando no chão. |
8. Quais as pregas mais usadas?
A prega americana e a macho são campeãs de preferência dos profissionais. A primeira oferece um caimento mais clássico e a segunda serve para ambientes mais despojados. Há também outros modelos em voga, como a palito - com uma prega em vez de duas ou três, como na americana - e a wave, que forma ondas.
Cortina com prega americana. |
Cortina com prega macho. |
9. Com o cortineiro de gesso o corret é usar varão ou trilho?
Use trilho. O varão é uma peça decorativa mais cara que o trilho, não tendo razão para escondê-la dentro do cortineiro de gesso. Os trilhos suíços são os mais indicados, pois não enferrujam, podendo ser simples, duplos ou triplos, conforme o número de panos da cortina.
Trilho embutido em gesso. |
10. Qual cortina usar em janelas com alta incidência de sol?
Cortinas de 100% poliéster são as mais indicadas porque não queimam como os tecidos naturais. Vale combinar também persianas com cortinas para dosar a intensidade de luz ou recorrer às telas solares, que filtram os raios UV e reduzem o calor em até 60%. Para quem não quer gastar muito recomenda-se o forro de tergal-verão, que é resistente e pode ser lavado em casa.
11. Quais os tecidos indicados se desejo lavar a cortina em casa?
Os 100% sintéticos, como os poliésteres, são os mais recomendados. Os mistos e naturais devem ser lavados em lavanderias especializadas. Uma boa dica é sempre mandar pré-encolher (ou seja, lavar) o tecido antes de fazer a cortina.
Vejo vocês na semana que vem, com o post do nosso Designer do Mês! Vou postar mais informações sobre cortinas nas próximas semanas, focando em outros aspectos, como tecidos, modelos de pregas, varões e dicas!
Um grande abraço a todos!!!
Nota 1000 pro tópico!
ResponderExcluirExcelente pra quem não entende nada de Design. Ajuda demais!!!
Um grande abraço!
E o designer do mês?
ResponderExcluirUm grande abraço!
Ola, quando e por que utilizar forro branco nas cortinas?
ResponderExcluirNo meu caso pretendo colocar uma cortina de linho bege e me falaram que o forro branco de tergal é fundamental.
Jacqueline Muniz
Sao Joao da Boa Vista - SP
Demais, adorei! Estou precisando trocar a cortina da minha sala, mas não sei se coloco uma Cortina Romana ou uma Cortina Prega Macho. Tirei ótimas ideias daqui. Obrigada!
ResponderExcluirBeijinhos!
Claudinha Telles