terça-feira, 16 de agosto de 2011

Designer do Mês: Gaetano Pesce!


Gaetano Pesce é um arquiteto e designer italiano, nascido em 1939 na aldeia La Spezia. É um grande profissional que explorou durante toda sua carreira todas as possibilidades dos materiais que estudava e usava em suas obras. Estudou Arquitetura e Design Industrial na Universidade IUAV de Veneza entre 1959 a 1965.


Em 1967, Pesce saiu da Itália por uma década viajando pelo mundo afora. Em 1983 vai para os Estados Unidos para lecionar na escola Cooper Union, país onde vive e trabalha atualmente. Durante toda sua carreira teve trabalhos expostos nos maiores museus do mundo: Museu de Arte Moderna; Metropolian Museum of Art, em Nova York; Museu Victoria e Albert, em Londres e o Centro Georges Pompidou, em Paris.

Suas obras são bastantes excêntricas e trabalham muito com o conceito do happening, que é a transformação do objeto e sua interação com o público. Outro tema recorrente em seus trabalhos é a idéia do "malfeito": "Introduzi nos meus objetos a ideia do erro, do defeito, porque o defeito é muito humano, somos todos cheios de defeitos. E, assim, quando procurarmos esconder esses defeitos, criamos uma beleza muito abstrata que é, em si, muito vazia. O que quero dizer é que, dando valor ao defeito, cria-se um novo conceito de beleza." Vejam algumas obras deste ilustre designer:

Organic Building, 1972, Osaka. Uma de suas construções mais famosas, que se trata de um edifício no qual sua fachada apresenta soluções em jardins verticais para a falta de espaço no Japão.


Bahia House, construída pelo arquiteto em uma das praias do estado brasileiro. A fachada é toda revestida de  placas de resina, que lembram as escamas de um peixe, e os interiores foram todos feitos com materiais locais.
Cadeira I Feltri, 1987. Nesta cadeira Pesce explorou as possibilidades dos têxteis impregnados de resina.  Ao saturar o feltro com resina epoxida, conseguiu criar uma estrutura capaz de se manter de pé só por si.

Série Up e Cadeira Donna, 1969. Comprimidas e embaladas a vácuo em PVC, o mobiliário da série Up saltava literalmente para a vida quando desembrulhado. Descrito por Pesce como mobiliário de transformação, estas criações iconoclastas tornaram o simples ato de comprar uma cadeira num happening.
Cadeira Umbrella, 1992-1995. A cadeira Umbrella é uma criação leve leve, dobrável e de fácil transporte. Pode ser transformada em bengala ou em cadeira pressionando apenas um botão.

Coleção Melissa Verão 2011 - Modelo Fontessa. Este modelo de sandália criada por Gaetano democratiza a ideia de customização no conceito "faça você mesmo": a sandália é feita por círculos vazados colados entre si apenas pelas bordas e com a ajuda de uma tesoura transforma-se em diversos modelos, de acordo com a criatividade do consumidor.

Até a próxima semana!!!


3 comentários:

  1. Por que o blog está tão parado?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com votos de um Ano Novo cheio de saúde e de grandes vitórias.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir