segunda-feira, 2 de maio de 2011

Designer do Mês: Arne Jacobsen!

Olá, pessoal!!!

Como prometido, este mês estamos de volta com nosso blog! Peço desculpas pela ausência nas postagens do mês de abril, mas foi por boas causas: alguns projetos que tomaram bastante tempo (que depois postarei aqui para vocês darem uma conferida!) e uma viagem durante a semana santa!

Hoje vamos com a nossa postagem do designer do mês! Vamos conhecer Arne Jacobsen (Copenhague, 1902-1971) que foi arquiteto, decorador, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Arne começou a trabalhar como pedreiro e, em 1927, se forma como arquiteto na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir deste ano abriu o seu próprio atelier, onde trabalhou até morrer.

O estilo moderno dinamarquês de seu trabalho se destacou em obras arquitetônicas e na criação de mobiliários originais. recebeu vários prêmios internacionais por suas criações. Muitas de suas obras se tornaram clássicos do design moderno, como a cadeira Ant (Formiga) de 1951 e a Poltrona Egg, e estão expostos em galerias de todo o mundo.

Ant, 1951. Assento de contraplacado folheado a teca, base de aço tubular, pés de borracha. Esta cadeira tem sua forma inspirada em uma formiga. Nenhuma das anteriores cadeiras de contraplacado moldado atingiu tanto o caráter de afirmação visual como esta, que teve um enorme sucesso comercial.

Série 7, 1955. Assento de contraplacado folheado a teca, base de aço tubular, pés de borracha. A Série 7 é uma das séries de cadeiras de maior sucesso comercial jamais produzidas.   
Poltrona Egg, 1957. Assento em fibra de vidro moldada coberta de espuma e estofada a tecido, base giratória de alumínio fundido com almofada flexível. As poltronas Egg foram desenhadas originalmente para o Royal SAS Hotel de Copenhague, e suas formas esculturais foram resultado das pequisas de Jacobsen no campo da leveza e das formas fluidas que requeriam um mínimo possível de alcochoamento para obter conforto.

Poltrona Swan, 1957. Assento de fibra de vidro moldada coberta de espuma e estofada a tecido, base giratória de alumínio fundido.

Talheres em prata, 1957. Esta coleção minimalista de talheres em prata foram criadas também para o Royal SAS Hotel em Copenhagen.
Até a semana que vem!!!

2 comentários:

  1. Não consegui ver a forma da tal cadeira inspirada na formiga. Não vi aonde tava a inspiração do rapaz...

    Mas o pontinho preto embaixo da cadeira é uma formiga ou é uma sujeita no meu monitor?

    UHauehuaehuaehuae

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. quis dizer SUJEIRA no meu monitor

    ResponderExcluir