segunda-feira, 6 de junho de 2011

Designer do mês: Isamu Noguchi!!!

"Tudo é escultura. Qualquer material, qualquer idéia sem 
impedimentos nascido no espaço, eu considero escultura."
Isamu Noguchi


Mais conhecido por suas esculturas em pedra e bronze, Isamu Noguchi (1904-1988), foi um escultor e designer americano que viveu um intenso conflito de identidade cultural. Nascido em Los Angeles, filho da escritora americana Leoni Gilmour e do poeta japonês Yone Noguchi, Isamu passou a infância no Japão e a adolescência em Indiana, interior dos EUA.

Nascido em Los Angeles, Califórnia,mudou-se, ainda pequeno, para o Japão com sua mãe onde seu pai morava e, ali, passou toda a sua infância. Em 1918, voltou aos Estados Unidos para estudar e graduou-se em La Porte High School, Indiana, em 1922. Enquanto estudava medicina na Universidade de Columbia, assistiu aulas de escultura à noite, e seu mentor era o escultor Onorio Rudolfo. Em 1924, Noguchi abandona a universidade para se dedicar a tempo integral à escultura, a sua maior paixão.

Entre 1927 e 1928 trabalhou em Paris como assistente no estúdio do escultor Constantin Brancusi, considerado o precursor da escultura abstracta. Prosseguiu os seus estudos viajando pela Inglaterra, China e México. A sua formação reflecte-se no seu trabalho, onde se funde o design e a escultura.

Durante os anos 30 e 40 dedicou-se à criação de peças de mobiliário. As suas obras caracterizam-se por formas orgânicas, onde combina a subtileza oriental com a sofisticação da arte ocidental. 

Em 1975 fundou um atelier na ilha de Shikoku no Japão. Em 1982 recebeu a medalha Edward Mac Dowell, pela sua contribuição às Artes; em 1987 foi condecorado com a National Medal of Arts (medalha Nacional de Artes); e em 1988, ganhou a Order of the Sacred Treasure (Ordem do Tesouro Sagrado) do governo japonês. 

Em 1985, Noguchi abriu o Noguchi Garden Museum, conhecido agora como Museu Noguchi. Em 1986, o artista representou os Estados Unidos na Bienal de Veneza. Este artista das pedras e das formas essenciais morreu em Nova York em 1988 e deixou uma legião de admiradores que não se cansam de falar de seu trabalho e visitar o seu museu.

Luminária de papel.

Mesa Cyclone.
Mesa de centro Coffee Table, 1944.
Banco IN22, 1949.
Sofá, modelo IN70, 1946.

Banco Rocking, 1954.     



Um comentário: