segunda-feira, 14 de março de 2011

Designer do Mês: Eileen Gray!

Olá, pessoal, que saudades de vocês!!!

Primeiramente, gostaria de me desculpar pela falta de postagem na semana passada. Mas vocês me dão um desconto, né?! Semana de Carnaval... Bom, o post do nosso Designer do Mês de março será sobre Eileen Gray, UMA designer!!! Isto mesmo, uma mulher, especialmente em homenagem a este mês, que comemoramos nosso dia internacional!!! Então vamos lá!

 "A casa não é uma máquina para se viver. É a casca do
    homem, sua extensão, sua realização, sua emanação". 
Eileen Gray

Eileen Gray, 1926.
Eileen Gray (1878-1976) nasceu em Enniscorthy, uma pequena cidade no extremo sul da Irlanda. Filha de uma rica família de artistas, começou sua formação da Slade School of Fine Arts de Londres em 1989. Nos anos seguintes estudou desenho com Colarossi e Julian, em Paris, formando-se na arte da laca com o mestre japonês Sugawara.

A partir de 1919 começa a trabalhar com decoração e design de móveis e, em 1922, se liga ao grupo De Stijil - um movimento artístico que pregava uso de linhas limpas, formas básicas, a máxima simplicidade em suas soluções e que se opunha ao movimento Art Nouveau da virada do século. 

Em 1923 um projeto de sua autoria foi muito elogiado por Walter Gropius, diretor da Bauhaus na época (falamos dele no blog na matéria do mês de janeiro!). A partir de 1926 trabalhou como arquiteta e, em 1937, apresentou seus trabalhos no pavilhão "Temps Nouveaux" de Le Corbusier (um importante arquiteto francês da época). Eileen morre em outubro de 1976, em Paris.  

Eillen Gray, 1970.
A designer alcançou fama pelo seu trabalho ao mesmo tempo em que levava um estilo de vida boêmio de uma mulher independente - muito diferente do esperado em sua época. Seu gênio criativo, sua sensibilidade à cor e seu domínio sobre a técnica da laca foram utilizados em novas e inovadoras formas, caracterizando suas criações. Eileen Gray esteve sempre à frente para a sua época. Trinta anos após a sua morte, ela ainda é considerada um ícone do Modernismo e uma das mulheres mais fascinantes do século XX. 

Vejamos algumas de suas criações:

Cama Gray'sDay, 1925.
Poltrona Transat, 1925.        

Cadeira Non-Conformist, 1926.

Poltrona Bibendum, 1929, um clássico de suas criações.
Poltrona S, 1932.

 
Cadeira Roquebrune, 1932.
Cadeira Bonaparte, 1935.

Até semana que vem, e feliz mês das mulheres a todas as leitoras!!!



3 comentários:

  1. Esse post ficou bem legal. Mais que justo, já que vivemos o mês que tem o dia internacional das mulheres.

    Gostei da frase... A casa é uma extensão.

    Muito legal!!!

    Feliz dia internacional da mulher!!!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei da poltrona "S"... não sabia quem era a designer que havia criado... Paulinha é cultura!

    Parabéns, love! =)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!

    E eu adoro a poltrona Bibendum!

    ResponderExcluir