segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Designer do mês: Philippe Starck!

"Design é uma espantosa forma de expressão."
Philippe Starck


 
Philippe Patrick Starck nasceu em 18 de janeiro de 1949, em Paris. Filho de um engenheiro aeronáutico, passou a infância debaixo da prancheta de seu pai, serrando, cortanto, colando, desmanchando bicicletas ou outros objetos que pudesse encontrar. "Anos e anos desmontando e remontando qualquer coisa que aparecesse, experimentando recriar o mundo ao seu redor, começou sua carreira decorando interiores de casas noturnas."*


Nos anos 60, Starck cursou a Escole Nissim de Camondo em Paris. Em 1965 ganhou uma competição de mobiliário e três anos depois cria sua primeira empresa de design, especializada em casas infláveis e, desde então, vem criando obras arquitetônicas e objetos surpreendentes, que chamam a atenção pelo seu visual inusitado. No ano de 1969 torna-se diretor de arte de sua firma com Pierre Cardin. Já em 1979 funda sua própria empresa, a Starck Productions, tranformando-se num ícone do design.

Os trabalhos deste brilhante designer vão desde objetos do quotidiano a grandes iates, decorações de hotéis a mobiliários, de relógios e acessórios de moda a geradores eólicos. No design de interiores destaca-se em projetos de hotéis e restaurantes.  

A lista de prémios que recebeu, de marcas que comercializam os seus designs e de edificios decorados por ele é infindável, mas também por isso Starck divide a sua vida entre quatro cidades: Paris, onde tem o seu gabinete de relações publicas; Nova York , onde desenvolve a maioria do seu trabalho; Burano (Itália) onde mantém um gabinete e Londres, não menos importante em termos de relações publicas, mas onde tem a sua base mais pessoal.
 

Philippe é mundialmente conhecido pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma quanto pelos materiais que emprega nas suas criações; as quais não só busca referências a estilos decorativos anteriores, como também dá caráter às mesmas através de nomes austiciosos e por vezes humorísticos.

"Philippe Stark sempre se caracterizou por um design fluido, com um requintado uso das caracteristicas intrinsecas dos materiais, tirando delas o melhor partido, e pela utilização de materiais que, no seu conjunto causam efeitos inesperados. A busca da forma é outra das suas caracteristicas, apresentando resultados muito depurados mas nem por isso simplistas. Mas também a sua capacidade de se ligar com terceiros, em projectos de grande envergadura, ou em projectos altamente tecnológicos, e a sua extraordinária visão das tendências e das necessidades do mercado, não são estranhas ao seu exito."**

Poltrona Costes, 1982. Desenhada para o Café Costes em Paris, foi feita com três pernas para que os empregados, ao servir, tropeçassem menos do que o habitualmente. Estrutura em aço tubular esmaltado, costas de contraplacado dobrado folheado a mogno, assento estofado e espuma coberta de couro.
W.W. Stool, 1990. Suas formas biomórficas possuem uma suavidade visual ou até mesmo física, que convidam a uma interação tátil. Este banco lembra um rizoma a germinar onde o primeiro rebento forma as pequenas costas e os três braços da raiz formas as pernas. Estrutura em alumínio fundido lacado e alisado.

Juicy Salif, 1990, para a Alessi.  Este lindo objeto trata-se de um expremedor de frutas cítricas para sucos e, de tão inovador, é considerado um grande ícone do design industrial do século XX, estando expoxto em vários museus, como o MOMA (Museu de Arte Moderna de NY). Sua forma lembra uma aranha.
 
 
Lord Yo, 1994. Estrutura em prolipropileno moldado por injeção, pernas de alumínio tubular. A Lord Yo é uma reedição de uma cadeira tradicional. Marca uma etapa do trabalho de Starck na busca de formas particularmente elegantes e racionais.
Louis Ghost, 2002, para a a Kartell. Esta cadeira é uma releitura da poltrona medalhão Louis XVI, porém elaborada com materiais e teconologias novos, em policabornato transparente em um único molde. Apesar da imagem evanescente e cristalina, a Louis Ghost é estável e resistente, à prova de choques, riscos e agentes atmosféricos e podem ser empilhadas em até seis peças.
Poltrona Mademoiselle, 2003 para a Kartell. Com estrutura em policarbonato transparente, esta poltrona está disponível em várias estampas e tecidos. Possui um design mais linear e bem confortável.

Miss K, 2003, para a Flos. Estrutura em polimetilmetacrilato e policabornato aluminizado no interior e exterior da peça. Esta elegante luminária de mesa, muda quando a luz está acessa ou apagada. Quando apagada, você vê os detalhes de suas delicadas linhas e sua superfície aparentemente opaca. Quando acessa, sua luz interna é revelada, dando este incrível efeito como demonstrado nas fotos.
Sandália para a marca PUMA, 2005. 




Miss Lacy, 2007, para a Dríade. Feita toda em aço inoxidável, esta cadeira tem recortes em motivos florais. É toda feita e polida à mão. Cada cadeira demora 24h para ser feita.
Fossil, 2006. Relógio de pulso digital com LED. A hora é mostrada por um número, enquanto os minutos correm pelo círculo no sentido horário. Edição limitada.

Até semana que vem!!!


* http://www.scribd.com/doc/27841688/Bibliografia-de-Phi
**http://dreamfeel.wordpress.com/2009/03/09/phillip-starck/

3 comentários:

  1. Cadeiras bonitas... Algumas pareciam extraterrestres!

    Hehehehe

    Ele é parecido com um ator de Tv.

    ResponderExcluir
  2. Lindo relógio. Mas o que você me deu é mais bonito! Parabéns pelo post! Bjoo!

    ResponderExcluir
  3. A poltrona Costes que aparece tem 4 pés...portanto não é uma Costes...e sim um "genérico".

    ResponderExcluir