segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Designer do mês: Charles e Ray Eames

 "The details are not the details. They make the design."
Charles Eames

Temos novidades no blog!!! Agora, em todo o primeiro post de cada mês, irei homenagear um designer de grande importância na história do mobiliário, iluminação, interiores e/ou arquitetura e abordarei um pouco sobre sua vida e, principalmente, apresentarei algumas de suas obras mais conhecidas! Este mês conheceremos sobre um dos mais fantásticos casais de designers da história, os Eames.


O casal Ray e Charles Eames.




Charles Eames (1907-1978) nasceu no estado norte-americano de Saint-Louis e estudou Arquitetura na Washigton University, a qual abandonou. Muitos afirmam que ele foi expulso por suas idéias muito modernas para a época. Fortemente influenciado por seu amigo Eliel Saarinen (outro grande designer da história), foi estudar arquitetura na Academia de Arte de Cranbook, onde se tornou professor e chefe do departamento de Desenho Industrial. Foi lá onde conheceu Ray Kaiser (1912-1989), californiana, que frequentava o curso de tecelagem e era, na época, artista plástica já conhecida.

O "casal de ouro" do design americano do pós-guerra, foram pioneiros em multimídias e projetos avançados de móveis, Arquitetura, Design Gráfico, Fotografia e Cinema. Suas obras tiveram enorme sucesso comercial e causaram grande impacto devido ao seu caráter inovador, adequando-se às grandes mudanças ocorridas na visão do design do século XX.
Podemos citar em suas obras a pesquisa e uso de novos materiais mais leves e práticos (propipropileno, madeira compensada, couro e aço), de uma nova forma para o mobiliário, mais moderna e simplificada, que deverão ser adaptadas para a produção industrial em série, sem no entanto, deixar de fora o conforto e a sofisticação. Suas criações são atemporais, permanecendo bastantes modernas até os dias de hoje.

Aqui vão algumas de suas principais obras:


Modelo  no. 670, 1956. Poltrona com assentos em contraplacado moldado folheado a pau-rosa, almofadas de couro e base de alumínio fundido. Foi o modelo mais complexo dos Eames e foi seu seu primeiro projeto para o mercado de topo de gama.

LCW (Lounge Chair Wood), 1945. Estrutura de contraplacado moldado folheado a bétula. Esta famosa cadeira de contraplacado dos Eames é, em grande parte, resultado das suas pesquisas feitas durante os anos da guerra sobre o desenvolvimento de um método barato e eficiente para moldar contraplacado.






DSW (Dining Side Chair Wood) e DKW-2 (Dining Bikini Wood), 1951. A primeira possui assento em prolipropileno moldado e a segunda em veios de aço dobrado soldado cobertos de couro. Base de bétula e veios de metal. Estes modelos foram pensados para representarem um mobiliário de design de baixo custo.





RAR (Rocking Armchair Rod) e DAR (Dining Armchair Rod), 1948-1950. Assento de poliéster moldado reforçado de fibra de vidro, base de veios de aço e pés de madeira bétula. A realização de experiências anteriores com contraplacado moldado culminou neste revolucionária série de cadeiras de assento de plástico liso a serem verdadeiramente produzidas em massa.


La Chaise, 1948. Chaise com assento de fibra de vidro moldada, base de madeira e veios de aço. Proposta pelos Eames para uma competição internacional de Design, este modelo orgânico abstracto se revelou ser extremamente caro de se produzir.
Aluminium Group, 1958. Estrutura de alumínio e assento estofado a vinil, couro ou tela. O "Aluminium Group" foi desenhado originalmente para uso doméstico interior ou exterior. A tecnologia que envolve este grupo de cadeiras e seu extremo conforto fez com que altualmente tenham grande sucesso para o uso em escritórios.

2 comentários:

  1. modelo 670... para sempre o melhor de todos! =)

    excelente post, como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a novidade no blog!!! Muito bom para nós leigos sabermos um pouco mais sobre design de uma forma bem simples! Parabéns pelo blog!!!

    Nathália

    ResponderExcluir