quarta-feira, 22 de junho de 2011

Design Iluminado!

Olá, pessoal!!!

Vi esta vela num blog que sigo e achei o máximo!!! Foi criada pelo Van Bommel Studio, confira o efeito no link: http://www.vanboemmel.com/motion3.html



O blog é o Habitué, que é em parceria com Lucas Fonseca, fotógrafo, e Marcel Steiner, designer de interiores e mestre em História em Arquitetura pela FAU-USP.

Até a semana que vem!!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Projeto: Apartamento Bairro Gutierrez - 2!!!

Oi, leitores! Como vão?!

Na postagem desta semana colocarei para vocês mais dois ambientes do apartamento que eu e minha sócia, Maria Luisa, fizemos no bairro Gutierrez! Abaixo coloquei a vista superior das salas de estar e jantar, que são integradas, e a varanda para que entendam o projeto!
Vista Superior salas de estar/jantar e varanda.
De acordo com o formato da sala e das necessidades de nossos clientes dispusemos próximo à entrada do apartamento uma área destinada ao home-theater, com um sofá confortável com direito a uma chaise, e duas mesinhas de apoio que podem ser dispostas no espaço de acordo com a necessidade. 

Na parede da frente, trabalhamos um painel para o televisor numa cor clara (acabamento no gofrato off-white), pois os clientes possuem um televisor da Philips de LED, o modelo Ambilight, que emite luzes nas laterais de acordo com as colorações do que se passa na tela (!!!) e queríamos valorizar este jogo de iluminações. A posição do televisor no espaço atende tanto à sala de home quanto à área de jantar.

Na sala de jantar propomos uma mesa feita em vidro laqueado bege, que apoia em um aparador, trabalhado na madeira Carvalho e no gofrato off-white, que possui portas e gavetas com espaços aproveitáveis.
Vista de entrada das salas.

Vista sofá e mesa de jantar.
A planta deste apartamento, embora com ambientes pequenos, nos permitiu trabalhar com layouts bastantes favoráveis e funcionais. E sempre que falamos em ambientes com áreas limitadas, o interessante é colocar a cuca para pensar em soluções alternativas para o melhor aproveitamento dos espaços, não é?! Foi o que fizemos! No painel aonde instalamos o televisor, fizemos um detalhe ao lado esquerdo com um sulco na vertical, que na verdade se trata de uma porta camuflada, com abertura no sistema de toque, que esconde várias prateleiras para abrigarmos uma coleção de DVDs! Basta uma profundidade de 20cm no painel para que possamos fazer este armário aproveitável!
Armário para DVD camuflado com um sulco no painel.

Varanda.
Por fim, temos a varanda, que preferimos mantê-la, e que possui uma área muito boa. Nos permitiu colocar duas poltronas em fibra bem confortaveis, emolduradas atrás com um painel em madeira de demolição, no qual trabalhamos com uma iluminação com uma arandela num modelo tipo bandeja. À frente, foram dispostas três banquetas em couro vermelho em uma bancada de granito, no qual se tem acesso pela abertura de passa-pratos na parede, à cozinha do apartamento. Um local gostoso para se bater um bom papo deliciando-se com uns tira-gostos!

Bom, espero que tenham gostado do projeto, tanto quanto nós e nossos clientes!!!

Nos vemos na próxima semana!!!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Designer do mês: Isamu Noguchi!!!

"Tudo é escultura. Qualquer material, qualquer idéia sem 
impedimentos nascido no espaço, eu considero escultura."
Isamu Noguchi


Mais conhecido por suas esculturas em pedra e bronze, Isamu Noguchi (1904-1988), foi um escultor e designer americano que viveu um intenso conflito de identidade cultural. Nascido em Los Angeles, filho da escritora americana Leoni Gilmour e do poeta japonês Yone Noguchi, Isamu passou a infância no Japão e a adolescência em Indiana, interior dos EUA.

Nascido em Los Angeles, Califórnia,mudou-se, ainda pequeno, para o Japão com sua mãe onde seu pai morava e, ali, passou toda a sua infância. Em 1918, voltou aos Estados Unidos para estudar e graduou-se em La Porte High School, Indiana, em 1922. Enquanto estudava medicina na Universidade de Columbia, assistiu aulas de escultura à noite, e seu mentor era o escultor Onorio Rudolfo. Em 1924, Noguchi abandona a universidade para se dedicar a tempo integral à escultura, a sua maior paixão.

Entre 1927 e 1928 trabalhou em Paris como assistente no estúdio do escultor Constantin Brancusi, considerado o precursor da escultura abstracta. Prosseguiu os seus estudos viajando pela Inglaterra, China e México. A sua formação reflecte-se no seu trabalho, onde se funde o design e a escultura.

Durante os anos 30 e 40 dedicou-se à criação de peças de mobiliário. As suas obras caracterizam-se por formas orgânicas, onde combina a subtileza oriental com a sofisticação da arte ocidental. 

Em 1975 fundou um atelier na ilha de Shikoku no Japão. Em 1982 recebeu a medalha Edward Mac Dowell, pela sua contribuição às Artes; em 1987 foi condecorado com a National Medal of Arts (medalha Nacional de Artes); e em 1988, ganhou a Order of the Sacred Treasure (Ordem do Tesouro Sagrado) do governo japonês. 

Em 1985, Noguchi abriu o Noguchi Garden Museum, conhecido agora como Museu Noguchi. Em 1986, o artista representou os Estados Unidos na Bienal de Veneza. Este artista das pedras e das formas essenciais morreu em Nova York em 1988 e deixou uma legião de admiradores que não se cansam de falar de seu trabalho e visitar o seu museu.

Luminária de papel.

Mesa Cyclone.
Mesa de centro Coffee Table, 1944.
Banco IN22, 1949.
Sofá, modelo IN70, 1946.

Banco Rocking, 1954.