segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aproveitamento máximo: atitude sustentável!

Olá, acompanhantes do blog!

Hoje venho mostrar a vocês uma coleção de mobiliário que achei muito interessante, criado pela empresa OVO, dos designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira.

Coleção Laterais

A coleção Laterais - focada na sustentabilidade e contemporaneidade - é composta por poltrona e cadeira (em versão com ou sem braço) e a mesa Etecétera. Os lados da poltrona e da cadeira Laterais são usinados a partir de uma chapa de compensado naval certificado, em processo de CNC (Controle Numérico Computadorizado). Desta forma, toda a lateral da peça, que é seu componente estrutural mais importante, é realizado em uma única operação. Com as sobras, é produzida a mesa de apoio Etecétera, o que resulta de um aproveitamento total da matéria-prima!

Poltrona Laterais

Colocadas lado a lado, poltrona e mesa explicitam o processo de construção. Separadas, mantêm autonomia e beleza. O processo de montagem do mobiliário usa cola e verniz à base de água, e tecido 100% algodão, reforçando o caráter de sustentabilidade dos produtos.

Mesa Etecétera

A mesa funciona como um objeto/escultura, que pode ser modificado, pois todas as junções são articuláveis, assumindo inúmeras configurações. O usuário é quem sugere a forma!


Muito bacana esta proposta, não acharam?

Tenham uma boa semana!
Na próxima semana venho com o post do nosso designer do mês! Até lá!!!

*O texto deste post é da página da empresa dos designers, na qual é explicado todo o princípios do projeto. Fonte: http://www.ovo.art.br/

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tendências 2011: A cor vermelha!

Meu coração é vermelho...
De vermelho vive o coração...
Tudo é garantido após a rosa vermelhar...
Tudo é garantido após o sol vermelhecer...
Vermelho, Fafá de Belem

Olá, pessoal!!! Hoje o post tá quenteee....

Vamos falar esta semana sobre uma cor que está muito em voga neste ano e continuará forte no ano de 2011. A cor vermelha, que vimos muito utilizada nos longos vestidos das celebridades nas premiações do Oscar; nas bocas das mulheres, tornando-as bastante sensuais e em unhas pra lá de poderosas...




 A cor que representa o amor é a cor mais quente, ativa e estimulante. Causa palpitações; fortalece o corpo; dá mais energia física, impulso sexual (está ligada ao erotismo); força de vontade; estimula a conquista e o senso de liderança. Em excesso esta cor pode tornar-se perigosa, agressiva, luxuriosa e briguenta.

Para o ano de 2011 ela virá em sua tonalidade intensa, como o escarlate, e também em seus tons rosados e alaranjados.


Como o vermelho também é a cor da aproximação e o encontro, são perfeitos para colorirem as cozinhas e salas da jantar, pois estimulam o afeto; a comunicação entre os membros da casa, fazendo a conversa possuir um tom mais pessoal; proporcionam sensações de intimidade além de estimular o apetite. Já o vermelho nos tons mais rosados afloram o clima de romance se usados em quartos de casais.

Vermelho em tom mais rosado utilizado em um ambiente social trazendo aconchego.

Seu uso em peças antigas intensificam o clima retrô.

Usado em peças de destaque contrastando com a cor preta, dando movimento ao espaço.

Usado em uma única peça traz modernidade.Em ambientes claros o vermelho não se torna muito escuro.

Peça de destaque no espaço devido à cor vermelha. Seu uso com a madeira traz aconchego.

Vermelho utilizado em uma cozinha integrada, auxiliando o convívio social.
Neste espaço, o excesso da cor vermelha em seus tons intensos e rosados traz um clima de sensualidade e luxúria, tornado o ambiente bastante lúdico.

Espero que tenham gostado das informações sobre esta cor poderooosaaaa!
Fico aguardando suas visitas na semana que vem!!!
Grande abraço a todos!
 

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pisos de madeira

Olá, pessoal, tudo bom? E o feriado?! Bom demais da conta, não é?! 

Pois é, vamos aproveitar hoje para falar um pouco sobre pisos de madeira natural - que eu, particularmente, acho os mais charmosos de todos. Além de trazerem aconchego aos ambientes, são muito versáteis, pois vão bem com qualquer estilo de decoração. Possuem uma beleza natural, na qual cada peça apresentará sua tonalidade e o desenho de seus veios. 

Atualmente, estão sendo muito utilizados os pisos de tábuas de madeira de demolição. São provenientes de nobres madeiras usadas em assoalhos e nas estruturas de antigas fazendas - a maioria de Minas Gerais e São Paulo - que são recuperadas e colocadas à venda. Além da beleza rústica ou da possibilidade ecológica de reutilização do material, sua principal vantagem é a cura natural da madeira, que garante que ela não sofra dilatação ou retração com variações climáticas e não atraia cupins. Resistentes, as peças de demolição podem virar assoalhos ou deques para áreas externas.


Cera e verniz acetinado poliuretânico ou à base de água são os acabamentos mais comuns em madeiras de demolição, pois protegem sem tirar a rusticidade. No dia-a-dia, use vassoura de pelo e pano úmido.

Outro piso - que eu adoro - são os tacos. Derivados dos assoalhos, os tacos possuem diversos formatos, que permitem paginações desenhadas e até coloridas, com base na mistura das madeiras. É a opção dos pisos de madeira mais barata. Por ser composto de muitas peças, tende a apresentar problemas de descolamento; porém a troca é fácil, assim como a manutenção. Disponíveis nos modelos tacão, taco palito e lanhetos.



Tipos de paginação dos pisos em taco.


Já os assoalhos, também conhecidos como tábua corrida, consistem em réguas de madeira maciça com tamanho, espessura e largura disponíveis em diversas medidas. Se instalados no sentido longitudinal do ambiente, dão a sensação de maior amplitude no mesmo. As madeiras mais indicadas por sua dureza são o ipê, cumaru, sucupira e jatobá. 


Pisos em assoalhos.

Por fim, temos o deck. Os vãos para escoamento de líquidos, a elevação para evitar contato com o solo e o acabamento com óleos hidratantes ou vernizes navais com silicone diferenciam-no dos outros pisos de madeira, sendo bastante utilizado em áreas externas. Atualmente, temos várias opções deste piso no mercado, como o convencional e os modulares, que possuem vários tipos de placas e desenhos. As madeiras mais indicadas são a peroba, jatobá, cumaru e ipê.

Por ser um material suscetível à umidade e ao calor, as madeiras podem ressecar ou absorver água, mesmo tratadas. Por isso é recomendável providenciar uma manutenção a cada semestre e, em caso de casas de praia, uma reparação profunda anualmente.


Pisos de deck convencional e modulado.


Bom, vou ficando por aqui para aproveitar meu restinho de feriado... Espero que tenham gostado do post! Até semana que vem!!!

*Este post usou a matéria "As Leis da Madeira" (pág. 156-162) da revista Casa Cláudia de Novembro 2011.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quem nunca sonhou em morar em uma casa na árvore?!

Olá, pessoal!!! 

O post da nossa semana é sobre um projeto, com propósitos sustentáveis, de uma casa construída sobre a árvore!!! Isto mesmo, na árvore, assim como nós sonhávamos habitar quando crianças....



O arquiteto e ex-diretor do Greenpeace, Peter Bahouth e sua esposa Ivey Bahouth sempre quiseram construir uma casa na árvore. Depois de comprarem um terreno de quase 3.000m² começaram o planejamento e coleta de materiais usados como janelas antigas, portas e telhas. 

No fim, na verdade, acabaram por construir três casas separadas, mas que são conectadas através de pontes de madeiras. As casas - medindo 3,65m x 4,57m - ficam localizadas em uma área afastada de Altanta, GA com o objetivo de estarem totalmente imersas com a natureza.




Peter, para divulgar o projeto, convidou o seu amigo e chef Scott Peacock e juntos eles fazem diversos jantares durante o ano transformando as casas em pequenos restaurantes para convidados.

E aí, gostaram do projeto?! Me deu uma vontade de ir lá conhecer....

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Designers do mês: Irmãos Campana!

Irmãos Campana. Humberto à esquerda e Fernando à direita.
Humberto Campana, nascido em 17 de março de 1953 em Rio Claro, SP. Bacharelado em Direito pela Universidade de São Paulo. Fernando Campana, nascido em 19 de maio de 1961, em Brotas, SP. Bacharelado em Arquitetura pela faculdade de Belas Artes de São Paulo. Os dois já foram professores do curso de Desenho Industrial da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do MUBE (Museu Brasileiro de Escultura) em São Paulo.

Os irmãos Campana, como são conhecidos, são uns dos maiores designers de nossa época, dotados de um portifólio de trabalhos com um alto grau de criatividade e inovação. Estes irmãos são bastantes reconhecidos pelo mundo a fora (bem mais que no próprio Brasil); foram os primeiros brasileiros a ter obras expostas no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) e possuem vários trabalhos que são fabricados e comercializados por grandes empresas internacionais.

O grande diferencial de seus trabalhos é a forma como são concebidos: "Enquanto o design internacional caminhava para a industrialização, Fernando e Humberto seguiram noutra vertente, resgatando as mãos dos artesãos, tecendo novas e exuberantes superfícies e dando outro rumo à expressão contemporânea chamada design." (1). As referências que inspiram suas criações são tiradas de itens do cotidiano popular e utilizam de materiais diversificados para concretizá-las, sem deixarem se influenciar por paradigmas, materiais convencionais ou aspectos comerciais. "Esse ir e vir constante traz como resultado uma obra de matriz brasileira e expressão universal."(1)

 
Cadeira favela (1991). Madeira. Produzida por Edra, Itália. Inspirada nas favelas de São Paulo e usando sarrafos de madeira encontradas nas ruas, os irmãos Campana criaram um móvel único, intrinsicamente construído.

Poltrona Vermelha (1993-1998). Corda e aço inoxidável. Produzida por Edra, Itália. Nascida de um rolo de cordas comprado na feira, a cadeira Vermelha foi a responsável pela projeção internacional de Fernando e Humberto Campana e marcou o início da produção industrial de suas peças. A forma como a corda é enrolada à estrutura metálica foi filmada e enviada para a confecção na Itália.
Mesa Tatto (1999). Aço inoxidável e ralos de PVC. Produzida por Estúdio Campana, Brasil. O ralo, item negligenciado do nosso dia-a-dia, ganha novas dimensões na mesa Tatoo. Ele chamou a atenção dos irmãos Campana por causa do seu padrão. Colocados lado a lado, os ralos parecem um mosaico que filtra a luz "tatuando" um tapete no chão.
Cadeira Anêmona (2001). Mangueira de PVC, aço inoxidável. Produzida por Edra, Itália. Metros de mangueira de PVC amarradas a uma estrutura metálica criam uma cadeira muito confortável. Essa cadeira nasceu da busca de solução para o uso de materiais do dia-a-dia no design.

Poltrona Multidão (2002). Ferro e bonecas de pano. Produzida por Estúdio Campana, Brasil. Para confeccionar esta cadeira, os irmãos Campana foram até a tradicional fábrica nordestina e trouxeram para São paulo as bonecas, que retratam a migração do Nordeste para o Sudeste. Mais de 15 milhões de pessoas vivem em São Paulo hoje.
Sofá Boa (2002). Veludo e Espuma de poliuretano. Produzido por Edra, Italia. Feito com mais de 90 metros de veludo estofado que se enrosca nele mesmo como uma jibóia, acomoda confortavelmente várias pessoas.
Poltrona Corallo (2003). Aço inoxidável. Produzida por Edra, Itália. A forma irregular é moldada com as mãos, para lembrar os recifes de coral da costa brasileira. Os Campana definem a Corallo como um rabisco em 3D.

Além de todas estas grandes "obras de arte" nos mobiliários, os Campanas, desde 2007, firmam parcerias com a marca de sandálias Melissa (Grendene), criando modelos bastante diferenciados a cada coleção, algumas baseadas em suas cadeiras. Fizeram, também, uma coleção exclusiva de camisas para a Lacoste e a coleção de jóias Campana para a H. Stern.

Melissa Zig-Zag, coleção de verão.
Melissa Corallo, coleção Love Pirates.
Melissa Favela, coleção Love Pirates.

Melissa Costela-de-Adão, que será lançada na nova coleção Amazonista.


Linha de jóias Campana feita para a marca H. Stern.

Camisas de linha exclusiva feitas para a marca Lacoste.   









Bacana demais o trabalho destes irmãos, não é?! Se quiserem conferir mais projetos e informações é só acessar o site dos dois: www.campanas.com.br, de onde tirei as legendas que descrevem cada projeto apresentado no blog.

Aguardo a visita de vocês aqui na semana que vem!
Um grande abraço!

Referências:
(1) http://www.zonad.com.br/zonad/noticia.aspx?Node=458