segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tendências para 2011: Azul da cor do mar!

Ver na vida algum motivo
Prá sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar...

Azul da Cor do Mar - Tim Maia


Olá, pessoal!

No post do dia 27 de setembro fiz um apanhado geral sobre o que é a tendência e falei rapidamente de algumas linhas que temos atualmente. Aprofundando um pouco mais no assunto, hoje escreverei para vocês sobre a cor azul, que é uma das que mais estará em vigor nos vários ramos em que o design se aplica: nos móveis e revestimentos dos interiores; na moda; na maquiagem; no design gráfico entre outros.


 O azul é uma cor que transmite frescor, paz e tranquilidade. Está associada à , à cura, à verdade e inteligência. Promove a criatividade, sensações de proteção, confiança e serenidade, aliviando as tensões do dia-a-dia e o stress. Por isto é muito indicada para usos em dormitórios, pois ajuda a combater a insônia e em clínicas de restabelecimentos mentais e físicos, pois auxilia também na cura de várias doenças.

Para o ano de 2011 o azul virá em toda a sua gama, mas teremos um destaque para os tons claros, o turquesa e o azul-mar, que são as cores que remetem mais à natureza. Para os interiores virá com força utilizado juntamente com as cores brancas, cinza e madeirados.









 


 

 



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Projeto Vita Sani!

Olá, pessoal, saudades, não?!

Conforme havia prometido, esta semana irei postar mais um projeto de minha autoria, elaborado em parceria com o arquiteto Cleverson Sousa. Fomos chamados pela fisioterapeuta Josiane e o personal João Paulo, proprietários da academia Vita Sani, para elaborarmos o projeto de layout e ambientação das áreas da Recepção e Sala de Avaliação/Massagem, que mostrarei neste post. A Vita Sani oferece serviços de pilates, massagens e musculação personalizada; está situada na Rua Monteiro Lobato, 208/sala04, no bairro Ouro Preto. Vale a pena ir lá conhecer e conferir o trabalho deles, que  também pode ser visto no blog, o qual vocês podem acessar da minha lista de "Blogs que Sigo"!

Os projetos se consistiram na readequação do layout dos ambientes e numa nova ambientação da academia. Embora gostassem muito das cores da marca da Vita Sani - azul e branco - que trazem os conceitos de leveza e bem estar propostos pela academia, o que se percebia era uma monotomia dos ambientes e certa sensação de "frieza e vazio".


Começaremos então a apresentação do projeto! Para visualizar melhor as imagens basta clicar nas mesmas para sua ampliação.


Layout da área da Recepção.         

A Recepção teve sua área dobrada com a nova expansão da academia e ganhou duas frentes de loja, com dois acessos de entradas com portas de vidro e o layout teve de ser readaptado às novas condições. Mativemos dois móveis existentes: o 1, que serve para a área de pilates para acomodação dos calçados dos alunos e o 2, um móvel alto com portas para a área de pilates para guardar os pertences dos mesmos. Aproveitando esta disposição, criamos um novo móvel (3) idêntico ao 2 existente, os quais estão entremeados com um pilar. Assim sendo, estes mobiliários funcionarão como uma barreira física, uma separação da área de Recepção das áreas de exercícios da academia. 

Aproveitando esta situação criamos um painel de madeira nas "costas" dos móveis altos e do pilar, no qual foi aplicada a marca Vita Sani, bem defronte à entrada e numa posição estatégica, centralizada no espaço, valorizada também por meio de iluminações de destaque que serão instaladas no forro. Neste espaço também foi criado o balcão de atendimento, em uma área centralizada na Recepção, que favorece o atendimento e o maior controle da entrada das pessoas, por permitir a visibilidade em todos os ângulos do espaço.

Além disto, propomos a criação de um pequeno estar (5), com um layout bem "solto" e leve, com a utilização de pufes brancos e azuis e uma mesinha curva que abrigará revistas. Na parede à direita foi proposto um painel de madeira (6) para colocação de prateleiras em vidro azul e cabideiros para exposição de alguns produtos à venda com a marca Vita Sani. O piso em madeira laminada delimita o espaço da Recepção.



Perspectiva da Recepção.
Como podem ver, utilizamos a madeira como um terceiro elemento a ser trabalhado juntamente com as cores azuis e brancas da marca, pois é um elemento neutro e que reforçará os conceitos da Vita Sani de leveza e bem estar, uma vez que esta nos traz uma sensação  inconsciente de maior contato com a natureza e a vida.

A Sala de Avaliação, que também é utilizada para a realização de sessões de massagens, precisava de receber uma ambientação mais aconchegante para esta, além de servir como um espaço mutli-funcional que atenderia ambas as práticas.


Layout Sala de Avaliação e Massagem



Para esta sala, então, mativemos a maca de massagem existente (12) e colocamos um painel de madeira (7) na parede da esquerda para trazer maior aconchego ao espaço, no qual serão fixadas duas prateleiras bem leves em vidro incolor que acomodarão os produtos utilizados na massagem. As paredes do espaço serão emassadas e pintadas com uma cor bege clarinha e um pouco "fechada", para também trazer aconchego.

Na parede que temos um recuo feito pelas paredes, colocamos um armário aproveitável em MDF branco (8) com portas de abrir e interior dividido em prateleiras e uma mesa adjacente a este móvel (9) em madeira. A balança existente (10) fica bem ao lado desta para auxiliar o instrutor na avaliação física.

No teto propomos um rebaixamento de forro em gesso para nivelar o mesmo (o forro existente é inclinado) no qual foram embutidas luminárias de iluminação geral. Com circuito independente, foram colocadas arandelas na parede da entrada para uso da prática da massagem, que terá as luzes do forro apagadas e será luminada apenas pela penumbra e luz mais indireta daquelas. Por fim, serão colocadas persianas rolôs com tecido em tela solar nas janelas para proteção da insolação que o ambiente recebe no período da tarde.


Perspectiva da Sala de Avaliação / Massagem




Gostaríamos aqui de parabenizar à equipe da Vita Sani pelo sucesso que vem obtendo a cada dia e agradecer pela confiança depositada em nosso trabalho e por termos firmado uma parceria muito bacana neste projeto! A nossa contratação antes do início das reformas foram muito importantes porque tivemos um tempo para elaborar a proposta, fazer os orçamentos e os detalhamentos do projeto para sua execução. Além disto, juntamente com os cliente, definimos um cronograma das etapas da obra, para que nada saia errado e os mesmos não venham a ter prejuízos futuros. Com o gerenciamento destas etapas realizado com o auxílio do arquiteto e/ou decorador é possível o cliente economizar com eventuais erros do tipo "faz e desfaz" além de possibiliar o cliente de se organizar financeiramente antes de cada etapa, pois ele já saberá os gastos que terá com cada uma.

Ficamos extremamente realizados com a satisfação com o projeto! Espero que vocês também tenham gostado!!!

Um grande abraço a todos e até breve!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aguardem novo projeto em breve!!!

Olá, pessoal!!!

Hoje venho escrever aqui rapidamente apenas para me desculpar que esta semana, devido ao feriado, estou organizando algumas coisas e não tive tempo para fazer a postagem da semana. Mas aguardem que no post da semana que vem mostrarei mais um projeto meu, uma proposta que ficou bastante interessante!!!

Aguardo vocês na próxima semana!!!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Designer do mês: Karim Rashid!!!

Olá, pessoal, como estamos?! Mais um mês iniciando-se e, como prometido, trago hoje a matéria sobre nosso designer do mês de outubro. 

Karim Rashid: designer homenageado do mês de outubro.
O escolhido é Karim Rashid, um brilhante designer contemporâneo que vive num mundo, literalmente, cor de rosa! Suas criações são bastantes inusitadas e vanguardistas; possui um estilo bem característico, marcado pelo uso abundante das cores branco e rosa e de outras vibrantes como o verde, amarelo, roxo e laranja, além do uso quase que unânime das formas orgânicas em suas criações. Movimento e energia marcam suas obras.


Este designer egípcio nasceu em 1960, no Cairo. Filho de pai egípcio e mãe inglesa, foi criado no Canadá. Formou-se em Desenho Industrial (hoje denominado Design Gráfico) no ano de 1982, pela Carleton University de Ottawa, e seguiu para a Itália no mesmo ano, buscando aprimorar seus estudos. Lá trabalhou com alguns designers renomados e, quando voltou ao Canadá, trabalhou por 7 anos na empresa KAN Industrial Designers e, paralelamente, na Babel Fashion Collection, que montou juntamente com dois amigos arquitetos, voltada à produção de roupas e acessórios.

No final dos anos 80, Karim começou a lecionar e vem trabalhando com universidades e dando palestras em vários países, além de escrever diversas publicações de design e participar no juri de concursos da área. Em 1995 casa-se com a pintora Megan Lang. 

Em 1993 é aberto seu estúdio em Nova York, que vem tendo sucesso desde então. Atualmente, a equipe de Rashid atua em 27 países, sendo um deles o Brasil; possui clientes como Google, Prada, Carolina Herrera, Lacoste, Sony, Giorgio Armani, Hyundai entre outros e trabalha em diversas áreas, como interiores, produtos, marcas, jóias, mobiliário, iluminação e moda. Karim Rashid vem trabalhando com propostas vanguadistas e tem sido convidado para fazer os projetos de casas concetuais montandas em feiras de mobiliário e interiores como as de Milão, Korea e Colônia.

Selecionei alguns trabalhos, que compõem os mais de 2.000 projetos do nosso designer. Confiram!



Página do Google Chrome

DJ Kreemy


Alessi Kaj Watch
Dirt Devil Designer Series
Mamadeira Iiamo Go Baby


Kenzo Amour

Doride Floor Lamp
Namoradeira Veuve-Clicquot com dois assentos opostos e um local central para balde de champagne.




Magino Stool

Megan Bag
Sandália Melissa High



Logomarca EAU

Gargantilha em ouro e pérola


Art & Design in a Global World, Instituto Ohtake, SP.
Silk Road, em Las Vegas.